terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Tecnologias assistivas e cidadania


Toda e qualquer situação que limite as possibilidades de movimento de um ser humano, compromete da mesma forma  seu acesso as mais importantes formas de cidadania, uma vez que um indivíduo que não dispõe de meios para usufruir plenamente de seus direitos e deveres por qualquer tipo de limitação, compromete também, seu exercício de cidadania.
Com base nestes princípios, compreendem-se as tecnologias assistivas como meio de resgate das mais simples formas de independência, pois através de instrumentos, em muitos casos simples, se devolve a indivíduos limitados em suas ações, o direito de individualidade e de independência.
Desta forma, pessoas fadadas a viver sem acesso ao aprendizado, podem, por meio desses recursos tecnológicos, passar a conhecer um universo de novos conhecimentos; outras sem perspectivas de locomoção através desses instrumentos tornam-se independentes sob vários aspectos.
Neste sentido, compreende-se as diversas formas de tecnologias assistivas, como um grande aliado na melhoria da qualidade de vida de pessoas com diversas formas de limitações e conseqüentemente, como uma conquista no direito ao exercício pleno das mais variadas formas de cidadania.

Por Renilce França.

2 comentários:

  1. Ei, pessoal!! Ficou massa o blog de vocês!! \o/ Já estamos divulgando no nosso! Divulguem o nosso também!! ;D

    Galera do META-Amapá na blogosfera brasileira!!! heheheh

    Abraços e até o próximo fim de semana!! ;)

    [Aline Ramos]

    ResponderExcluir
  2. Em nome de nosso grupo agradecemos o apoio. Com certeza iremos divulgá-los também. Abraços [RILTON NÓBREGA]

    ResponderExcluir